06 março 2012

Entre os varejistas, supermercados lideram perdas nas lojas

Pesquisa apresentada na manhã de hoje pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e do Mercado de Consumo (Ibevar) realizada com 106 empresas varejistas, mostra que nos supermercados, a perda nas operações comerciais é maior do que em outros segmentos do comércio.

No comparativo entre as áreas, o segmento de supermercados foi o que apresentou o maior índice de perdas em 2010, com 2,26% do faturamento se traduzindo em perda. A média do varejo naquele ano foi de 1,75%. Com base nessa média, é possível calcular que as perdas operacionais do varejo no Brasil somaram R$ 16,4 bilhões em 2010, conforme informou Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e idealizador do Provar. O cálculo é feito com base no faturamento total do setor no país. Não há dado de pesquisa em 2009 para comparação.

As farmácias apresentaram o menor índice, apenas 0,52% do faturamento líquido, e material de construção ficou próximo da média, com 1,81%.

As duas maiores causas de perdas apontadas pelas empresas pesquisadas foram a quebra operacional (produto com embalagem violada, por exemplo) e o furto externo, que corresponderam por 32% e 20% do total de perdas, respectivamente.

O treinamento de colaboradores é o programa mais utilizado pelas empresas que participaram da pesquisa: 39% delas afirmaram usar esta tática para prevenir perdas. Incentivos financeiros para funcionários são usados por apenas 5% das empresas.

Um dado curioso do levantamento trata da questão da denúncia de funcionários flagrados em furtos nas lojas. Segundo estudo do Ibevar, 41% das empresas disseram que registram denúncia em delegacias quando há flagrante nas lojas. Apenas 31% dos supermercados, no entanto, informaram que registram flagrante e todas as empresas de material de construção disseram que fazem denúncia quando pegam flagrante.

Do total de furtos registrados, 77% são furtos externos e 20% são furtos internos. Os produtos mais roubados são medicamentos, roupas e itens de higiene pessoal e cosméticos, nessa ordem. Por Adriana Mattos
Font:Valor06/03/2012

06 março 2012



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