05 março 2012

Como medir a evolução de um negócio digital?

Saber quais são as melhores métricas é o ponto de partida, alerta especialista

Todas as teorias e práticas recentes de startups de tecnologia falam em conseguir fazer ciclos rápidos de aprendizado, nos quais você vai adaptando o seu negócio até atingir o chamado ajuste entre produto e mercado. Uma peça chave e normalmente ignorada neste processo é a capacidade de colher métricas relevantes. Sem métricas, você estará navegando a toda velocidade rumo ao escuro. Nestes casos, o sucesso será por sorte e não é repetível.

A grande referência em métricas atualmente é a prática chamada de AARRR (na tradução: aquisição, ativação, retenção, recomendação e receita), criada por Deve Maclure, investidor de risco e principal responsável pela aceleradora 500 Startups. Na minha opinião, as melhores ferramentas são os suspeitos usuais: Google Analytics e Kissmetrics, este último para mapear os chamados funis de conversão. Além deles, o Crazyegg é interessante porque mostra o mapa de calor (onde as pessoas estão clicando mais na sua página).

Achar um bom profissional que atue em métricas web/mobile é bem difícil, mas por outro lado é uma boa oportunidade a ser aproveitada se sua veia empreendedora não estiver tão pulsante.

Seu negócio não depende só de um produto sensacional, mas também da sua capacidade de atrair e converter clientes de forma eficiente. Sem uma plataforma de métricas sólida (pessoas, estratégias e ferramentas), o processo de “criar, medir e aprender” deixa de existir e empreender se torna uma aventura não só de risco, mas de sorte. Respondido por Fernando de La Riva da Concrete Solutions, especialista em negócios digitais. Editado por Priscila Zuini.
Fonte:exame01/03/2012

05 março 2012



0 comentários: