20 fevereiro 2012

Totvs mira aquisições de pequeno porte após reduzir dívida

Empresa avalia aquisições de empresas com sistemas para nichos específicos de mercado

Laér cio Cosentino, da Totvs: em média, cada um dos 37 diretores levou 1,3 milhão de reais em bônus e opções de ações neste ano
São Paulo - A Totvs SA, maior empresa de software de gestão da América Latina, avalia aquisições de empresas com sistemas para nichos específicos de mercado, diante das perspectivas de que as vendas de softwares empresariais cresça 10 por cento este ano, disse o presidente da companhia, Laércio Cosentino.

“Queremos ser a primeira opção em software-house para empresas estrangeiras chegando ao Brasil e também para as brasileiras que forem fazer negócios fora do País”, disse Cosentino em entrevista em São Paulo em 14 de fevereiro. “Ainda há muito espaço para crescer.”

Entre as empresas com 10 a 499 empregados no Brasil, aproximadamente 15 por cento possui algum sistema de gestão empresarial, de acordo com pesquisa do Gartner Group Inc. Existem 4,6 milhões de microempresas no País com até 10 empregados que não possuem nenhum software desse tipo, disse Cosentino.

O Produto Interno Bruto brasileiro deve crescer 4 por cento este ano, e as pequenas e médias companhias devem gerar riqueza em ritmo ainda maior, de 10 por cento, mesmo índice esperado para o setor de softwares, de acordo com as projeções do executivo. A Totvs fechou 2011 com 26.000 clientes, dos quais 700 no exterior, entre países da América Latina, Portugal e Angola.

45 aquisições já feitas

Depois das 45 aquisições feitas ao longo dos seus 29 anos, a Totvs mira agora empresas de menor porte, que tenham desenvolvido softwares de nichos específicos para agregar ao seu leque de oferta. A empresa procura diversificar e complementar a sua oferta disse o executivo.

“Há várias empresas menores que podem contribuir, cirurgicamente, para complementar a operação da Totvs”, disse Cosentino. “Não revelo os setores para não aumentar o preço ".

Para se habilitar a uma oferta, a empresa em questão não pode ter taxas de crescimento nem margens de rentabilidade menores que a Totvs, disse ele. As aquisições serão feitas com a própria geração de caixa da companhia ou com a busca de empréstimos ou captações.

A Totvs “passou a ser mais seletiva”, disse o executivo. Em janeiro, a Totvs assinou contrato com a Officer Distribuidora de Produtos de Informática SA para que as 12.000 revendas da Officer em todo o Brasil se tornem pontos de venda de sistemas Totvs para micro e pequenas empresas.

A empresa teve o maior lucro de sua história no quarto trimestre de 2011, de R$ 60 milhões, com o menor peso da despesa financeira graças à redução do endividamento, que atingiu seu pico no final de 2008, com a compra da Datasul.

As ações da Totvs tiveram alta de 5,5 por cento desde a divulgação do balanço do quarto trimestre, em 31 de janeiro. O Ibovespa, no mesmo período, teve alta de 4,9 por cento. Hoje, a ação da companhia caía 0,6 por cento para R$ 31,50, às 16:11.
Fonte:EXAME17/02/2012

20 fevereiro 2012



0 comentários: