01 fevereiro 2012

TIC no Brasil: tendências para 2012

O Brasil vive um momento de plena expansão de suas atividades econômicas em praticamente todos os setores da economia, seja infraestrutura, serviços ou indústria. Embora não esteja completamente imune à crise internacional e às pressões inflacionárias, aspectos macroeconômicos positivos nos levam a crer que, apesar das incertezas da economia mundial, as perspectivas para o mercado brasileiro ainda são bastante positivas.

Essa situação macroeconômica também torna favorável a expansão do mercado de TIC. Em 2011, vivemos um ano de fortes investimentos no setor de TIC com um crescimento acima de 10% quando comparado a 2010, sendo que apenas os projetos corporativos movimentaram cerca de US$ 60 bilhões, de acordo com o Gartner.

Para os próximos três a quatro anos, a previsão é que o mercado TIC brasileiro cresça anualmente (CAGR) entre 12% e 14%. O IDC projeta, apenas no Brasil, investimentos da ordem de US$ 120 bilhões em 2012, com 65% desse valor destinados a infraestrutura e serviços de telecom.

Nesse cenário tão positivo, o que o ano de 2012 deve trazer para a indústria de tecnologia e seus usuários? Quais são as principais tendências tecnológicas que movimentarão o setor e influenciarão a vida dos usuários ao longo este ano?

1. Tablets
A Apple certamente revolucionou o mercado de tablets com a introdução do iPad, em 2010. Hoje, esse novo item eletrônico já está estabelecido – e é um dos principais sonhos de consumo na sociedade atual. E não é só a Apple que tem feito sucesso. O novo tablet da Amazon, o Kindle Fire, somente em dezembro de 2011 vendeu um milhão de unidades por semana, segundo dados da própria Amazon. Um recorde que nem mesmo a Apple conseguiu. O Google, com o Android, também tem tomado uma boa fatia do mercado e há previsão de continuidade no forte crescimento mundial.

No Brasil, estima-se que já foram vendidos cerca de 500 mil tablets. Embora não exista ainda nenhum dado oficial, a previsão para o mercado nacional é que essa quantidade mais que duplique em 2012, apenas em importações legais. O mercado brasileiro de tablets em 2012 deverá ter ainda um impulso adicional, devido à desoneração fiscal para equipamentos produzidos no Brasil o que, com o câmbio estável, poderá reduzir o preço final em até 30%.

2. Windows 8
Novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8 estará disponível ao mercado em 2012. Assim como aconteceu com versões anteriores, certamente a sua adoção será gradativa. O grande diferencial tende a ser o seu desempenho para equipamentos com tela sensível ao toque e a inicialização cerca de 70% mais rápida, segundo dados do fabricante.

3. Smartphones
Os smartphones dominarão o mercado móvel em 2012. Segundo a Anatel, em novembro de 2011 havia 236 milhões de celulares habilitados no Brasil. Apenas 16,4% eram 3G e menos de 6% smartphones. Mas a previsão é que o crescimento de vendas de smartphones no Brasil, em 2011, seja de mais de 44% se comparado a 2010.

4. Redes Sociais
As redes sociais continuam entre as tendências para 2012. Tanto sob a ótica dos consumidores quanto das empresas, o uso das mídias sociais deve continuar crescendo e amadurecendo, criando novas possibilidades de negócios. Entre as aplicações que se espera para este ano está o Social Commerce, que prevê a realização de transações diretamente nas redes, influenciando a compra dos demais contatos.

5. TV Everywhere
Em 2012 veremos a popularização do acesso à internet pela TV. Novos produtos, tanto em termos de dispositivos quanto de serviços, farão deste segmento um promissor campo de investimentos e consumo – o que deve ser mais uma preocupação para provedores de conectividade, já que o tráfego de dados (em vídeo) deve aumentar sensivelmente.

6. Reconhecimento de Gestos e Voz
O reconhecimento e controle por voz não é em si uma grande novidade. Mas nunca foi tão apurado. Um exemplo recente é o aplicativo Siri, da Apple, presente no iPhone 4S que permite o envio de SMS, criação de recados, procura na WEB, entre outras funções, apenas usando comandos de voz. Uma tendência para 2012 é a utilização desse tipo de aplicativo em outros dispositivos.

7. NFC e pagamento móvel
É provável que 2012 seja o ano em que o pagamento com dispositivos móveis se torne comum ou, pelo menos, mais acessível. A tendência não é nova, mas a entrada de algumas empresas, como Google e Apple, aumentam a expectativa de que o smartphone tranforme-se em um “cartão de crédito ou débito”. Especula-se que 2012 será o ano do NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite a comunicação sem fio por proximidade.

No Brasil, já há alguns anos existem sistemas iniciativas desse tipo, entre as quais se pode destacar Oi Paggo, N-Token, MarterCard Mobile (chip Vivo) e MPO (Claro/Bradesco). Esses sistemas, no entanto, utilizam SMS em vez do NFC para confirmação de pagamento.
Com uma base ainda pequena de assinantes no Brasil, espera-se que os serviços de pagamento via dispositivo móvel cresça significativamente em 2012.

8. HTML5
O protocolo HTML5 tende a ocupar, em 2012, um forte espaço no segmento de aplicativos para dispositivos móveis. De acordo com estudo da Strategy Analytics, em 2011 cerca de 340 milhões de celulares tinham suporte ao HTML5 e, em 2012, esse número mais que dobrará.
Agora, com o anuncio da Adobe sobre o fim do Flash para o mercado móvel, o HTML5 não tem mais competidor à sua altura. O HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo na WEB.

9. Context Aware
A computação baseada em contexto usa as informações a respeito dos usuários – como suas atividades, localização, conexões e preferências – para melhorar a qualidade da interação. O Gartner, que coloca “Context Aware” como uma das top 10 tendências de 2012, diz que em 2015, 40% dos usuários de smartphones no mundo optarão por provedores que conheçam suas atividades e necessidades diárias. Em 2012, espera-se que inúmeras novas aplicações baseadas em contexto estejam disponíveis.

10. Cloud
A computação em nuvem permanece como uma importante tendência para 2012, assim como foi no ano passado. As empresas fornecedoras em geral se preocuparão ainda mais em desenvolver modelos e aplicativos híbridos entre nuvens públicas e privadas, aumentando a segurança para aplicações críticas e reduzindo custos ao terceirizar a hospedagem de serviços que não sejam “core business”.

11. BYOD (consumerização)
Tablets e smartphones já ocupam um lugar de destaque na vida das empresas e do consumidor quando pensamos em ferramentas de trabalho. Os desktops estão cada vez mais ficando relegados a trabalhos que requerem muita digitação e processamento. Portanto, 2012 é o ano da mobilidade nas empresas. Essa tendência ganha força uma vez que o mercado de aplicativos móveis corporativos está explodindo, com softwares mais amigáveis e com o nível de segurança desejado pelos administradores de TI. O conceito “anywhere, anytime”, estará ainda mais presente.

12. 3G Offload / Wifi
O crescimento exponencial no número de dispositivos móveis com maior capacidade e necessidade de uso de dados causou uma explosão no consumo de dados nas redes das operadoras móveis. Mundialmente estima-se que o tráfego IP gerado por dispositivos como smartphones, tablets e computadores portáteis, cresça 92% anualmente. Na América Latina esse crescimento será ainda maior, chegando a 111% ao ano.

13. LTE
O LTE (Long Term Evolution) é um novo padrão de redes de comunicação móveis, que pode ser chamada de 4ª geração. Esta nova tecnologia de rádio permite velocidades de 100Mbps de downlink e 50Mbps de uplink. A tecnologia já possui mais de 7 milhões de usuários no mundo, e os EUA são o país que concentra a maior quantidade de redes com suporte a LTE.

No Brasil, veremos em 2012 os primeiros testes com a nova tecnologia, que deve ficar restrita aos modems USB para conexão móvel em laptops, e não smartphones. Grande parte das operadoras móveis já está se preparando para realizar esses testes. O leilão da Anatel da faixa de frequência 2.5GHz (4G) está previsto para o primeiro semestre de 2012, embora existam ainda discussões sobre qual a melhor freqüência para o LTE no Brasil.

14. IPv6
O Brasil já acordou para a necessidade de implementação do IPv6. A próxima geração do protocolo base da internet é a solução para o esgotamento dos endereços IP públicos na versão atual (IPv4). Assim a internet poderá continuar crescendo. Em 2012, veremos ainda mais implementações nas telcos brasileiras, com oferta de serviços banda larga em IPv6, acesso IPv6 para empresas, maior quantidade de conteúdo na nuvem IPv6 e as áreas de TI das empresas iniciando testes e implementações.

15. Banda Larga (VDSL2, HSPA+, DOCSIS 3.0, FTTH)
Segundo o site teleco.com.br, a Banda Larga Móvel deve continuar sendo o serviço que mais cresce em 2012. As operadoras estão aumentando a velocidade do acesso ao investir em tecnologias como HSPA+ e conexão das ERBs via ethernet e fibra óptica. Por Lucas Pinz da PromonLogicalis
Fonte:decisionreport31/01/2012

01 fevereiro 2012



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