03 fevereiro 2012

Rei do Mate reposiciona marca e ruma para 330 lojas

"Já temos 10 contratos de franquia fechados com inauguração até junho de 2012. A meta é encerrar 2012 com 330 unidades", afirma Nasraui

Completando 20 anos de franquia em 2012, o Rei do Mate inaugura loja de número 300 e prospecta expansão fora do eixo Rio-São Paulo para manter ritmo de crescimento.

Reposicionamento da marca, com mudança de layout das lojas, nova versão para a logomarca, garoto propaganda de peso e novidades no cardápio são alguns dos ingredientes que garantirão as perspectivas de expansão do Rei do Mate em 2012.

"Já temos 80% dos estabelecimentos com o novo layout, desenvolvido em parceria com o artista plástico Romeno Britto. E a logomarca dos próximos dois anos será feita pelo artista digital Gustavo Rosa", explica Antonio Carlos Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate.

No cardápio, será lançado um mate gourmet idealizado por Emmanuel Bassoleil, chef do restaurante Skye do Hotel Unique.

Para completar a estratégia, o cantor e apresentador de TV João Gordo será o novo garoto programada da linha de sanduíches.

Todas essas novidades, que serão disponibilizadas no decorrer do primeiro semestre deste ano, têm como objetivo atrair ainda mais o público jovem - maioria dentre os 70 mil clientes atendidos diariamente pelo Rei do Mate.

E o planejamento tem um motivo claro: dar sustentação às metas ambiciosas da rede, que espera manter a média de abertura anual de 30 lojas em 2012.

"Já temos 10 contratos de franquia fechados com inauguração até junho de 2012. A meta é encerrar 2012 com 330 unidades", afirma Nasraui, filho do fundador da rede.

No ano passado, o Rei do Mate teve 27 inaugurações, em que foram investidos um total de R$ 10 milhões.

Considerando dados preliminares, Nasraui estima que a rede tenha faturado entre R$ 145 e R$ 150 milhões.

Para 2012, os números são parecidos. A expectativa de investimento está entre R$ 10 e R$ 15 milhões. Quanto ao faturamento, o executivo projeta um valor 10% a 15% superior, podendo ultrapassar R$ 170 milhões.

Outra estratégia diz respeito à abrangência geográfica. Presente em 17 estados, porém fortemente concentrado em São Paulo (140 lojas) e no Rio de Janeiro (110 lojas) - aproximadamente 80% da rede está nestes dois estados -, o Rei do Mate tem buscado novos pontos no Norte e Nordeste do país.

"Vai ficando cada vez mais difícil crescimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, ai procuramos pontos alternativos", disse Nasraui.

Além se expandir geograficamente, a rede tem diversificado os pontos de lojas, saindo da tradicional praça de alimentação de shoppings e apostando em clubes, universidades, empresas, hospitais e até sedes de canais de televisão.

Mesmo assim, o executivo ressalta que o mercado está aquecido e a expansão de centros comerciais e shoppings colabora para o desempenho favorável das franquias, que são modelos de negócios consagrados e de menor chance de erro.

Características
O investimento na abertura de uma franquia do Rei do Mate gira em torno de R$ 200 mil, sem considerar o ponto comercial.
O retorno do investimento ocorre dentro de 36 meses. O franqueado paga mensalmente 4% de royalties e 1% em fundo de propaganda.
O faturamento médio de um estabelecimento é de R$ 50 mil e são necessários de oito a 10 funcionários. Por Micheli Rueda
Fonte:brasileconomico03/02/2012

03 fevereiro 2012



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