03 fevereiro 2012

Entre as empresas brasileiras, 92% investem em melhoria da gestão

A maior parte das empresas brasileiras (42%) destina até 2% de seu faturamento a programas de melhoria da gestão, de acordo com uma pesquisa inédita da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com 309 companhias. Outras 13% direcionam um montante acima de 10% à área, e 8% afirmam não investir financeiramente na busca pela excelência.

O estudo mostra que 93% das entrevistadas se preocupam com a busca pela excelência da gestão. As maiores preocupações das organizações são, respectivamente: melhores resultados, relacionamento com cliente e gestão de pessoas. Praticamente todas as organizações (99%) acreditam que investir e aperfeiçoar a administração do negócio contribui para o aumento de sua competitividade.

Ainda de acordo com o levantamento, 88% das organizações dizem que têm investido recursos não financeiros para melhorar sua gestão, como, por exemplo, políticas para capacitar e motivar colaboradores, ações socioambientais e programas de ouvidoria e fidelização de clientes.

Além disso, os participantes consideraram que os três setores da economia que mais investem e se preocupam com a excelência da gestão são: automobilístico, energia elétrica e químico e petroquímico, nesta ordem.

Para o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, os resultados da pesquisa apontam que, pouco a pouco, aumenta a preocupação das empresas brasileiras em disseminar internamente a cultura da boa gestão. “Ambientes altamente competitivos, pressão para redução de custos, questões socioambientais, o crescimento da economia, a mitigação dos efeitos da crise financeira mundial e o surgimento de novas oportunidades de negócios, como o pré-sal, são fatores que têm desafiado empresas de diversos segmentos e regiões a buscar a excelência da gestão”. Por Adriana Meyge
Fonte:Valor02/02/2012

03 fevereiro 2012



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