26 janeiro 2012

Fundos de private equity e redes de varejo querem comprar Peacocks

A rede britânica de vestuário popular Peacocks, que entrou em colapso este mês com uma dívida de 750 milhões de libras (US$ 1,1 bilhão), já está na mira de mais de cem interessados, informou a KPMG, administradora da empresa. O prazo final para receber ofertas é na próxima segunda-feira, dia 30.

Além da empresa de private equity Sun European Partners, as companhias OpCapita e Kohlberg Kravis Roberts & Co. estariam interessadas no espólio Peacocks.

Entre os interessados no portfólio da empresa – ou em partes dele -, também estariam a cadeia de roupas Edinburgh Woollen Mill, a varejista de luxo Brighthouse e a Poundland, que foca em roupas baratas, além da rede supermercadista Tesco.

Em 2005, a Peacocks estava em processo de forte expansão. Na época, a empresa fez um empréstimo de 460 milhões de libras e depois saiu da bolsa de valores de Londres. Esta e outras dívidas rolaram, e atualmente a empresa deve 750 milhões de libras, segundo a KPMG. O valor seria o mesmo da receita do grupo com vendas.

No fim do ano passado, a Peacocks perdeu o apoio do Royal Bank of Scotland, que financiava a empresa e recentemente se recusou a emprestar mais dinheiro, pois alegava não ter perspectivas de recebê-lo de volta.

No dia 18 de janeiro, a KPMG foi apontada como administradora da empresa. Os executivos Richard Dixon Fleming, Christine Mary Laverty, Edward George Boyle e Jonathan Scott Pope foram designados para administrar a crise.

Um grupo de 266 funcionários foi designado para trabalhar com a KPMG até que apareça um comprador para a rede. No dia 19, a empresa promoveu os primeiros cortes e reduziu o quadro de 9.600 para 9.351 empregados.

A cadeia Bonmarche, focada em roupas plus size para mulheres e pertencente ao Peacock Group, foi vendida no começo da semana por 10 milhões de libras para a Sun European Partners. Os compradores anunciaram que vão manter 230 lojas abertas e fechar outras 160, e as mudanças devem afetar 1.400 funcionários.

Fundada em 1884 por Albert Frank Peacock, a Peacocks possui 563 lojas e 48 concessões espalhados pela Irlanda do Norte, Escócia, Inglaterra e País de Gales. Por Letícia Fonte:Valor26/01/2012

26 janeiro 2012



0 comentários: