03 novembro 2011

Operadoras reforçam proposta para clientes sem conta bancária

A adoção do aparelho celular como um meio de pagamento transformou as operadoras em mediadoras de transações financeiras. Atualmente, Oi, Vivo, Claro e TIM desenvolvem projetos de pagamento móvel, tendo como principais tecnologias as mensagens de texto (SMS) e a comunicação por aproximação (NFC).

Parte dos projetos é desenvolvida em parceria com bancos, mas há também interesse das empresas em criar serviços para os usuários que não dispõem de conta bancária. De acordo com o estudo realizado pela Europraxis, havia no país 206 milhões de celulares ativos no fim de 2010, dos quais 65 milhões não são bancarizados. Mas, parte desse público possui cartões de crédito ou realiza compras por internet.

A Oi lançou em 2006 o seu serviço, por meio da empresa Paggo. Há um ano, 50% da empresa foi vendida para o Banco do Brasil e a Cielo. O serviço conta com 250 mil usuários e 75 mil estabelecimentos autorizados. O custo para o cliente é de R$ 2,99 ao mês e para o estabelecimento, de 2,99% do valor da transação. Em setembro, a Oi lançou com o Banco do Brasil um cartão que possibilita o pagamento móvel para os usuários da operadora, além de depósitos e transferências de créditos para outros celulares.

Gabriel Ferreira, diretor de serviços e produtos financeiros da Oi, diz que o cartão usado atualmente em Pernambuco, será expandido para as demais praças. A meta, diz o executivo, é atingir 1 milhão de usuários em um ano. "Existem 15 milhões de clientes da Oi sem conta bancária. O serviço permitirá levar o pagamento móvel para esse público", afirma o diretor.

A Vivo desenvolveu serviços de pagamento móvel com cartões do Santander, Banco do Brasil e Bradesco. Em São José dos Campos (SP), a operadora testa há três meses com a Mastercard, a Redecard e o Itaú um chip que permite ao cliente pagar usando o número do celular e digitando uma senha temporária (tolken). Maurício Romão, diretor de produtos e serviços financeiros da Vivo, diz que a opção conta com 20 mil clientes e mil estabelecimentos credenciados. "A adoção do serviço nacional deve exigir a contratação de equipes para essa atividade", diz.

A TIM anunciou em 2010 uma parceria com o Itaucard que prevê a oferta de cartões de crédito e outros serviços de pagamento móvel. A previsão é lançar o cartão neste ano. A operadora também pretende oferecer serviços como compra, transferências de recarga e remessas nacionais ou internacionais de dinheiro usando o celular.

A Claro, por sua vez, lançou em 2005 com a empresa Wappa um serviço para pagamento de táxi usando o chip do celular. O serviço tem 11 mil táxis cadastrados. As empresas não quiseram falar.
Fonte:Valoreconômico 03/11/2011

03 novembro 2011



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