03 novembro 2011

ITaaS: 75% das empresas apostam no modelo até 2016

Estudo da MarketTools mostra que companhias vão avançar na Infraestrutura como serviço, ampliando o conceito para TI como Serviço e contratando conforme demanda
Levantamento realizado pela consultoria MarketTools, a pedido da fornecedora de aplicações web F5 Networks, aponta que 67% das empresas concluíram ou estão no processo de conclusão da migração para Infraestrutura como Serviço (IaaS) e da Plataforma como Serviço (PaaS). Dessas, 15% implementaram ou estão em fase de adoção, preparando o terreno para a ITaaS em escala total em toda a organização, indica o estudo.

Uma das conclusões do estudo é que quase 75% dos entrevistados acreditam que a mudança para a ITaaS vai ocorrer entre três a cinco anos. A pesquisa ouviu 538 profissionais de TI de corporações globais instaladas nos EUA para obter esses resultados. Os números, aponta, mostra a progressiva migração de data centers estáticos para data centers dinâmicos. Além disso, 80% dos gerentes de TI acreditam que o modelo se tornará predominante.

“Os usuários estão cada vez mais exigindo suporte para uma variedade de aplicações com necessidades multidimensionais. Isso exige funcionalidades e recursos de automação adicionais que são tipicamente inerentes a data centers dinâmicos e associados à ITaaS”, explica André Mello, diretor-geral da F5 Networks Brasil.

Segundo o estudo, como o modelo de data center estático do passado não dispõe de agilidade suficiente para suportar diferentes tipos de usuário, aplicações complexas e demandas crescentes de TI hoje, as empresas voltam os olhares para ITaaS à medida que migram para um modelo de data center dinâmico.

"Tradicionalmente, o data center é um ambiente de silos, mas a TI agora precisa reinventar a forma como os elementos do centro de dados são montados para distribuir aplicações", completa Mello.
Fonte:Computerworld03/11/2011

03 novembro 2011



0 comentários: