05 novembro 2011

Fazenda espera PIB de 3,5%

Apesar da deterioração das estimativas de economistas e de membros do próprio governo, o secretário executivo e ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou ontem acreditar em um crescimento de pelo menos 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil em 2011.

Otimista, o secretário destacou que embora o cenário internacional continue incerto, as perspectivas para o país são boas. "Pelo que estamos vendo, o PIB em 2012 deve crescer pelo menos 4%, por conta de vários fatores, entre eles o aumento do salário mínimo", destacou Barbosa em um seminário em São Paulo.

Com essa perspectiva de crescimento da economia, o ministro interino ressaltou que o governo, espera também cumprir a meta de superavit primário cheio (economia para o pagamento de juros da dívida) em 2012. "Vamos faze-lo a exemplo de 2011. Neste ano, vamos cumprir o primário programado (no início do ano) e até elevamos esse patamar", comentou, lembrando que, no fim de agosto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que a meta de R$ 117,89 bilhões para a poupança primária de 2011 foi elevada em R$ 10 bilhões. Para a inflação do ano que vem, que deverá ser influenciada em grande parte pelo desenrolar da crise internacional, o ministro interino espera um avanço próximo do centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%.

Banda larga
O ministro interino afirmou ainda, durante o seminário, que o governo pretende enviar até o fim do ano o projeto do Programa Nacional de Banda Larga ao Congresso. "O objetivo é estabelecer um sistema de informações mais rápido e barato, com contrapartida das empresas para abranger inclusive a população de mais baixa renda. O programa será uma espécie de PAC das telecomunicações", comentou.
Fonte:CorreioBraziliense05/11/2011

05 novembro 2011



0 comentários: