19 novembro 2011

Dextron desenvolve método de fusão e aquisição para empresas

Consultoria focada em projetos de Estratégia e Organização, a Dextron Management Consulting, desenvolveu um modelo diferenciado para auxiliar empresas no estabelecimento da melhor estratégia de crescimento não orgânico.

Batizada de Sustainable Value Growth Model, essa metodologia de trabalho entende que a associação de uma tese de investimento vencedora com uma oportunidade de negócio singular é o fator determinante para justificar um investimento de capital em um movimento de fusão ou aquisição.

“Nosso trabalho parte de dois pilares: a identificação de uma empresa que explora eficientemente uma oportunidade singular dentro de mercados atrativos, e a avaliação da capacidade desta companhia em gerar valor de forma sustentável a longo prazo”, explica Celso Hiroo Ienaga, sócio-diretor da Dextron.

Segundo a consultoria, para começar a viabilizar a estratégia de fusão ou aquisição é necessário definir o perfil da empresa-alvo. Nesse sentido, a Dextron instituiu cinco atributos-chave que juntos permitem identificar tal empresa:

  • estar centrada em uma oportunidade de mercado singular;

  • operar dentro de um modelo de negócio diferenciado;

  • ser administrado por um time gerencial qualificado que utiliza práticas de gestão de excelência e

  • ter um histórico de resultados e geração de valor comprovado;

  • possuir uma tese de investimento claramente definida.

“Uma sólida tese de investimento é muitas vezes o fator determinante para a captação dos recursos necessários para o crescimento da empresa junto aos potenciais investidores estratégicos e/ou financeiros, uma vez que ela resume e explicita para estes investidores a existência e a excelência dos demais 4 atributos-chave”, destaca Ienaga.

Com base em estudos e na experiência da Dextron foi possível detectar as seis teses de investimento mais comumente utilizadas pelas empresas que buscam investidores:

  1. Consolidação (criação de valor por meio de economia de escala);

  2. Eficiência (dominação do setor de negócio via modelo mais eficiente);

  3. Ciclicidade (entrada e saída planejada considerando as mudanças cíclicas do setor);

  4. Turnaround (reestruturação e revitalização de empresas ineficientes);

  5. Nichos Únicos (entrada em nichos pequenos que são altamente rentáveis e bem protegidos) e

  6. Janela de Oportunidade (aquisição de novas tecnologias e entrada em novos segmentos).

O Sustainable Value Growth Model estabelece ainda três momentos distintos que devem ser bem trabalhados em um processo de fusão ou aquisição.

  • Na Pré-Negociação faz-se o alinhamento estratégico, a identificação e a seleção das empresas-alvo, o objetivo final é a identificação da empresa singular.

  • A seguir vem a Negociação, que contempla a avaliação da empresa-alvo, a estruturação da negociação e a Due Dilligence, neste caso, o foco é avaliação da capacidade de sustentabilidade na geração de valor.

  • Por último, na Pós-Negociação, é realizada a integração, onde se busca em última instância, a implementação de um conjunto de decisões e ações que irão permitir a empresa capturar valor a longo prazo.

Fonte:investimentosenoticias18-11-2011

19 novembro 2011



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