06 novembro 2011

Desempenho de IPOs recentes bate o Ibovespa

Desde 26 de julho deste ano, data da última abertura de capital na Bolsa, o mercado de IPOs (oferta pública inicial de ações) secou. Sinal de que a experiência não foi boa para os investidores?

Um levantamento do banco Credit Suisse no Brasil aponta que o desempenho da maioria dos papéis das empresas que entraram na Bolsa foi melhor do que o registrado pelo índice Bovespa no mesmo período.

"A moral da história é que, apesar do mercado estar fechado [para abrir capital] neste momento, a experiência dos investidores que entraram em IPOs nos últimos dois anos é muito positiva", diz José Olympio Pereira, responsável pela área de banco de investimentos do Credit Suisse no Brasil.
"A grande maioria dessas ações 'outperformou' [teve desempenho melhor que] o mercado", acrescenta ele.

Neste ano, até julho, foram 11 ofertas, assim como em todo o ano de 2010. Dos papéis lançados em 2011, seis bateram o Ibovespa.
A valorização, porém, foi maior entre as ofertas do ano passado: dos 11 IPOs, nove subiram mais que o índice.

A captação total com as operações também foi superior em 2010: R$ 11 bilhões contra R$ 6,9 bilhões em volume levantado neste ano.
"O problema está mesmo com o mercado e não com os IPOs, que devem voltar a ser bem recebidos assim que o mercado melhorar", afirma José Olympio Pereira.
Fonte:folhasp06/11/2011

06 novembro 2011



0 comentários: