21 novembro 2011

Coutinho prevê PIB “em torno de 3,5%” em 2011

O governo não deve ter problemas para fechar 2011 com um Produto Interno Bruto (PIB) acima de 3%, número projetado pelo mercado. Na visão do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, o crescimento do país neste ano deve ficar próximo a 3,5%.

“O governo está reavaliando o ano passado e esperando os números do terceiro trimestre. Eu diria que vamos fechar com algo como 3,5%, mas isso não é uma projeção oficial. Temos que aguardar os números do Ministério da Fazenda”, afirmou nesta segunda-feira após evento com empresários em São Paulo.

A reavaliação citada por Coutinho é uma referência à possível revisão do PIB do ano passado que será divulgada pelo IBGE junto com os dados referentes ao terceiro trimestre deste ano. A expectativa da Fazenda é que o avanço de 7,5% registrado em 2010 deverá subir para até 7,8% em virtude do melhor desempenho da atividade doméstica no quarto trimestre do ano. Com isso, por um efeito de carregamento estatístico (“carry over”), a produção de 2011 cresce sobre um patamar maior, aumentando o PIB.

Na sexta-feira passada, o Ministério do Planejamento revisou para baixo a estimativa para o PIB deste ano, que caiu de 4,5% para 3,8%, de acordo com o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 5º bimestre de 2011.

A previsão do governo para 2012 é que a economia brasileira reaqueça, com crescimento em torno de 5%. Por Rodrigo Pedroso
Fonte:Valor21/11/2011

21 novembro 2011



0 comentários: