09 novembro 2011

Brasil está perto do pleno emprego, diz diretor do BC

O diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse hoje que a recente evolução do mercado de trabalho aponta para uma situação que se aproxima do pleno emprego. 'O Brasil vive um momento certamente muito próximo do que os economistas acham que é o pleno emprego', disse em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Além do emprego sem sinais de deterioração, o diretor chamou atenção para o crescimento - classificado como 'substancial' - da massa salarial nos últimos anos. 'Isso repercute na confiança dos consumidores', disse. Mais confiantes, explica Araújo, brasileiros têm mais segurança para tomar crédito.

Araújo também disse que o mercado de crédito às pessoas físicas dá sinais de acomodação desde o fim do ano passado. 'Depois da forte aceleração a partir de 2008, no fim de 2010 e início de 2011 começamos a observar acomodação do crédito pessoa física', disse.

Araújo falou que o BC não encontra nenhum sinal preocupante em relação à inadimplência dos empréstimos para pessoas físicas. Segundo ele, não há 'nenhuma mudança grande' nos indicadores de calote. Durante a apresentação aos senadores, porém, o gráfico apresentado mostra que a inadimplência cresceu de um patamar pouco superior a 5,5% no fim do ano passado para os atuais 6,8%. Por FERNANDO NAKAGAWA, Fonte:estadao9/11/2011

09 novembro 2011



0 comentários: