04 novembro 2011

ANS avaliará prestadores de serviços de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou ontem a criação do Qualiss, programa para avaliar o desempenho assistencial dos prestadores de serviço na saúde suplementar. O programa terá indicadores para diferenciar as organizações avaliadas, com o uso de referências mundiais.

Serão analisados quesitos como efetividade, eficiência, equidade, acesso, centralidade no paciente e segurança. De acordo com a agência reguladora, inicialmente o Qualiss vai focar na avaliação de hospitais, mas a meta é que seja estendido a outros prestadores de serviços de saúde. A resolução que deu origem ao programa ficou em consulta pública durante 30 dias e recebeu cerca de 145 contribuições.

"O objetivo do programa é oferecer ao consumidor maior capacidade de escolha de seu plano de saúde, já que poderá avaliar a qualidade da rede associada a cada produto disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado", disse o diretor de desenvolvimento setorial da ANS, Bruno Sobral, por meio de nota distribuída pela agência.

O Qualiss ainda terá um comitê gestor que analisará o programa e proporá medidas de aperfeiçoamento. O grupo será composto por representantes de operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e consumidores. Por Diogo Martins
Fonte:ValorEconômico04/11/2011

04 novembro 2011



0 comentários: