25 outubro 2011

Venda de usina de biodiesel é estratégica, diz Vanguarda Agro

Segundo presidente da empresa, indústrias de grãos e usina de biodiesel não teriam competitividade a longo prazo

A venda de uma esmagadora e de uma usina de biodiesel, localizadas no Rio Grande do Sul, pela Vanguarda Agro (ex-Brasil Ecodiesel) faz parte da estratégia de desinvestir em ativos de biodiesel que não forem rentáveis, de acordo com o presidente da empresa, Bento Moreira Franco. Segundo ele, a Vanguarda Agro decidiu se desfazer da esmagadora de grãos localizada em São Luiz Gonzaga e da usina de biodiesel de Rosário do Sul porque análises mostraram que elas não teriam competitividade no longo prazo.

"O Rio Grande do Sul possui um excesso de oferta de biodiesel e pouca demanda, o que derruba as margens dos preços nos leilões. O ajuste logístico introduzido no último leilão acabou beneficiando as usinas localizadas no Norte e Nordeste, reduzindo ainda mais a competitividade da operação do Rio Grande do Sul", disse.

A usina estava ociosa por não ter vendido biodiesel no último leilão. Com a venda da unidade de Rosário do Sul, a Vanguarda Agro permanece com outras cinco usinas, três localizadas no Nordeste e duas no Norte. "Vamos operar estas usinas porque o ajuste logístico tornou-as mais rentáveis", disse.

Porém, a estratégia da empresa continua sendo a de buscar a maior rentabilidade das operações. "Se esta rentabilidade vier da venda dos ativos ou de uma parceria estratégica, ela será feita", disse ele. Os dois ativos do Rio Grande do Sul foram vendidos por R$ 58 milhões.

Segundo Franco, o acordo final ainda não foi fechado e as empresas estão em fase de due dilligence. O acordo final deve ser assinado em 30 dias.
Fonte:agenciaestado24/10/2011

25 outubro 2011



0 comentários: