03 setembro 2011

Softwelll aposta em mobilidade para acelerar crescimento

A meta da Softwell Solutions é atingir faturamento de R$ 20 milhões até o fim do ano, o que representa um crescimento de cerca de 100% em relação a 2010. A informação é do CEO da empresa, Welington Freire, que participou nesta sexta-feira, 2, do evento de lançamento da versão Maker Gold, plataforma de desenvolvimento de aplicativos que inclui, entre outras características, a função para dispositivos móveis.

Segundo o executivo, o ano foi de reestruturação da empresa, que pretende mudar sua sede de Salvador para São Paulo, ampliar a atuação no exterior (já conta com operações em Portugal e Angola) e estabelecer padrões e procedimentos de governança corporativa, já que se transformou numa sociedade anônima após receber injeção de capital da IFC, braço financeiro do Banco Mundial, da ordem de U$ 9 milhões, que se tornou sua sócia.

A empresa conta hoje com de 2 mil clientes e cerca de 150 funcionários, 60 deles dedicados ao desenvolvimento da plataforma e a prestação de serviço focada na customização de aplicações. “Proporcionalmente a área de serviços para terceiros é a que mais cresce. No ano passado, ela teve incremento de 30% e esse ano chegará a 50%”, explica. Outras áreas de atuação são de soluções próprias, como a que foi implantada na área de saúde na cidade de Feira de Santana, e para transporte urbano, o Tecbus, que faz gerenciamento da frota de ônibus, conectados pela internet.

Loja virtual

O Maker Mobile foi projetado para oferecer um novo conjunto de funcionalidades para criação integrada de aplicações para dispositivos móveis e deverá ser comercializado no modelo de software como serviço (SaaS), por meio de uma loja virtual da empresa. Segundo Freire, o principal obstáculo para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis no mundo era, até agora, a imposição pelas gigantes mundiais de softwares da necessidade do uso de uma plataforma exclusiva para cada sistema operacional.

Com o Maker Gold, segundo o executivo, este desafio está superado e a criação de aplicativos para os principais sistemas operacionais e dispositivos móveis (Apple iOS, Google Android, RIM BlackBerry) pode ser realizado. Para breve está prevista a versão que roda em Microsoft Windows Mobile.

03 setembro 2011



0 comentários: