11 setembro 2011

Por que o Vale se chama do Silício

Apesar do nome, a região que concentra as empresas de tecnologia ao sul de San Francisco não é caracterizada por jazidas de silício.

O Vale do Silício recebeu esse nome por causa da segunda onda de empresas de tecnologia que se instalaram na área, a partir de 1956, quando William Shockley, um dos pais do transistor, criou a Shockley Semiconductor Laboratory na cidade de Mountain View.

O silício é a principal matéria-prima dos processadores fabricados por empresas como a Fairchild Semiconductor e a Intel, que surgiram na região logo depois do laboratório de William Shockley.

O nome Vale do Silício foi criado por Ralph Vaerst, que foi fundador e investidor em várias empresas na região. A primeira vez em que a expressão apareceu impressa foi numa série de reportagens publicadas em 1971 pelo semanário especializado Electronic News. Sob o título de 'Vale do Silício, EUA', a série foi assinada por Don Hoefler.

Depois das empresas de semicondutores, o Vale foi palco de outras ondas tecnológicas, com empresas de computadores, equipamentos de telecomunicações, software e internet. A onda atual é a das mídias sociais, com empresas como Facebook, LinkedIn e Twitter.

O nome Silicon Valley acabou virando sinônimo de centro de tecnologia. A área que reúne empresas de internet em Nova York é chamada, por exemplo, de Silicon Alley ('Beco do Silício'). A região de Cambridge, na Inglaterra, que concentra empresas de alta tecnologia que saíram da universidade que leva o nome da cidade, tem o apelido de Silicon Fen ('Pântano do Silício').

A cidade indiana de Bangalore, com suas empresas de software, também é chamada de Vale do Silício da Índia. No Brasil, a cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, com as empresas de tecnologia surgidas ao redor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), recebeu o apelido de Vale da Eletrônica.

Tamanho. O Vale do Silício ocupa uma área de cerca de 3 mil quilômetros quadrados, com uma população estimada em 3 milhões de pessoas, segundo a publicação Index of Silicon Valley 2011. Trinta e cinco por cento da população é formada por estrangeiros.

Cerca de 16% dos postos de trabalho da região são nas áreas de alta tecnologia, ciência e engenharia, comparados à média de 6% de todos os Estados Unidos.

Em 2010, os investimentos de capital de risco subiram 5% no Vale do Silício, chegando a US$ 5,9 bilhões. A região atraiu 27% de todo o investimento dos EUA. No ano passado, houve 11 aberturas de capital no Vale do Silício (em 2009, havia sido somente uma). Houve 960 operações de fusões e aquisições na região no último ano.
Fonte:oestadodesp11/09/2011

11 setembro 2011



0 comentários: