13 setembro 2011

Marfrig freia aquisições para garantir sinergias

Após vários anos com uma política agressiva de aquisições, o frigorífico Marfrig pretende frear as compras e dedicar-se a garantir as prometidas sinergias dessas empresas.

O frigorífico Marfrig anunciou na segunda-feira (12/9) que vai reestruturar suas operações de food service no Brasil.

A empresa vai fundar a Keystone Foods América Latina, que deve concentrar operações tanto da divisão de bovinos quanto da Seara, sobretudo atividades de logística e distribuição.

O principal objetivo da fusão é garantir as prometidas sinergias entre as operações de bovinos e a Seara.

"A gente teve três anos com grandes compras, e nosso foco agora é ganhar sinergias dessas aquisições", disse Marcos Molina, presidente do Marfrig.

A Seara foi comprada em 2010, das mãos da Cargill, e a logística entre a divisão Bovinos da empresa e a Seara ainda estão separadas.

"Tanto a Seara como o Bovinos tinham duas distribuidoras, dois caminhões fazendo a entrega no mesmo lugar", diz Molina. "Agora passamos a focar tudo em um canal."

A nova subsidiária vai reunir produtos como cortes especiais de carne, hambúrgueres, empanados e frios. Também deverá encarregar-se da distribuição de alimentos que a Marfrig atua apenas como comercializadora, como pescados e batatas fritas congeladas.

Conhecido como food service, o fornecimento de alimentos preparados a estabelecimentos comerciais, como franquias, restaurantes em shopping centers e até para merenda escolar, responde por cerca de 20% do faturamento da empresa. O Marfrig já conta com 10 mil clientes, dentre eles nomes de peso, como McDonald's, Giraffa's, Pizza Hut, Subway e Burger King.

A criação da nova companhia também visa garantir as sinergias de outra aquisição: a Keystone Foods nos Estados Unidos. A nova empresa será uma subsidiária da Keystone Foods, empresa americana adquirida em 2010 pelo Marfrig. A companhia é a principal fornecedora do McDonald's, e obteve faturamento de US$ 2,7 bilhões em 2010.

A nova empresa também vai se encarregar de concentrar as operações de logística do Marfrig para cortes congelados e resfriados, produtos que não se enquadram na categoria de food service. Mas a integração ainda não tem data marcada para ser concluída.

Hoje, os restaurantes que adquirem serviços de comida preparada contam com um fornecedor para cada produto. "O objetivo mais imediato será unificar a distribuição e o setor de vendas, para vender todo o nosso portfolio de produtos", diz Rodrigo Vassimon, o novo diretor geral da Keystone Foods América Latina. "A grande oportunidade é oferecer tudo em um fornecedor", aposta.

A criação da subsidiária não vai demandar investimentos adicionais, e a empresa garantiu que não será necessária uma nova capitalização ou um aumento no programa de investimentos.

"Todos os planos de investimento estão mantidos e não temos previsão de uma nova capitalização", disse Molina.

Após a empresa reforçar as atividades e a cadeia de distribuição no Brasil, o foco será partir para outros países da América do Sul, como a Argentina, Uruguai e Chile.

"Depois que tivermos um modelo de comercialização estabelecido, vamos replicar em outros países, como Argentia, Uruguai e Chile", diz Vassimon. Ele afirma que no Brasil também há potencial de expansão, sobretudo no Nordeste.

Encarregado de liderar a reestruturação, Rodrigo Vassimon foi recentemente chamado para o cargo de diretor geral da nova subsidiária. O executivo atuava na Unilever, como vice-presidente da divisão de food service da empresa na América do Sul.

De acordo com Vassimon, a transição será gradual. "Primeiro vamos ver o que o mercado precisa, aí saberemos como vamos fazer com a integração", diz.
Fonte:brasileconomico 13/09/11

13 setembro 2011



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