13 setembro 2011

Marcopolo e russa Kamaz firmam joint venture

A fabricante de carrocerias Marcopolo assinou hoje acordo com o grupo OJSC Kamaz, maior conglomerado do setor automobilístico da Rússia, para a constituição de uma joint venture comercial naquele país, que começará a operar em 2012.

A nova empresa venderá ônibus com carrocerias produzidas pela fabricante brasileira montadas sobre chassis do sócio russo e prevê comercializar 250 unidades no ano que vem. Conforme os cálculos da Marcopolo, o volume de unidades fabricadas pode chegar a 3 mil em 2016.

Os ônibus terão carroceria Marcopolo e chassi Kamaz, e motorização “Euro 4”, que atende aos padrões de emissão de poluentes da Rússia e países da Comunidade dos Estados Independentes.

A joint venture foi constituída em base paritária. As duas empresas já haviam assinado um memorando de entendimentos para avaliar a parceria no mês passado.

Maior grupo automobilístico da Rússia, o OJSC Kamaz é constituído por 96 empresas, emprega 59 mil pessoas e vende para mais de 80 países da CEI, Europa, Ásia, África e América Latina. A Marcopolo tem quatro fábricas no Brasil, além de unidades no México, Argentina, Colômbia, África do Sul, Egito, Índia e China, emprega mais de 14 mil pessoas e exporta ônibus para mais de 100 países.
Fonte:valor13/09/2011

13 setembro 2011



0 comentários: