04 setembro 2011

Manchester pode inspirar onda de IPOs no futebol

O exemplo do Manchester United, que deve fazer seu IPO na Bolsa de Cingapura até o fim de 2011, pode gerar uma onda de profissionalização e abertura de capital no futebol? Apesar da resistência de boleiros ao mercado financeiro, especialistas defendem um placar diferente.

"Seria uma solução para os clubes profissionalizarem a gestão e implantarem uma boa governança", diz Marcelo Kayath, corresponsável pelo banco de investimento do Credit Suisse no Brasil. O banco é o coordenador global da operação do Manchester.

Um candidato a presidente de um dos 12 grandes times do país pretendia fazer o IPO do departamento de futebol, mas não se elegeu. Como a receita com a venda de jogadores varia muito, seriam usadas fontes mais estáveis, como a comercialização de ingressos e produtos do time.

Antes do IPO, clubes têm de fazer uma reformulação jurídica e societária, o que não é bem-visto por sócios, diz Eduardo Carlezzo, especialista em direito esportivo.
"Seria uma nova via de investimento para o torcedor, mas a ideia nunca passa no Conselho Deliberativo."

Especialistas dizem que o IPO desagrada pessoas que estão no poder nos clubes, mas que essa dificuldade pode ser contornada.

"O dirigente pode manter o controle, com 51% do capital e 49% na Bolsa. E a operação deve ser 'à la Vale', em que sócios compram com desconto", diz Kayath.
Fonte:FolhadeSP04/09/2011

04 setembro 2011



0 comentários: