23 setembro 2011

Liderança globalmente responsável garante longevidade ao negócio

Keynote speaker do Saúde Business Forum, Luiz Carlos Cabrera fala sobre componentes e dimensões sustentáveis para 150 líderes do setor

Professor da Fundação Getúlio Vargas, sócio da Amrop Panelli Motta Cabrera de Executive Search, o keynote speaker do Saúde Business Forum 2011 Luiz Carlos Cabrera falou nesta quinta-feira (22) sobre Liderança Globalmente Responsável dentro do contexto de prioridades das empresa e da cadeia de negócios do setor.

Ele explicou a importância de discutir o perfil do líder e a necessidade de um compromisso com a perenidade dos negócios na empresa, sob a vertente da sustentabilidade, dividida entre os pilares social, econômico, ambiental e cultural.

E para inspirar nos participantes do fórum um modelo mental que os ajude em conversas e decisões com stakeholders, o docente mostrou dados de uma pesquisa mundial da Amrop com 345 CEOs sobre a preocupação deles no exercício de liderança em suas organizações. Em 2010, o levantamento identificou pontos chaves como mudança, comunicação, complexidade, concorrência, urgência competitiva e comprometimento. “Está mais difícil gerir corporações, mas as pessoas precisam e aceitam as mudanças, não são resistentes como alguns pensam. Na comunicação, precisamos ser transparentes dentro e fora da empresa, para o mercado consumidor e a comunidade”.

Cabrera abordou ainda os entraves de uma concorrência que, inclusive, está dentro das organizações, no estilo distinto dos gestores, produtos, e ressaltou, nesse sentido, a realidade cotidiana dos participantes do fórum. “Você sabem como é equilibrar orçamentos em áreas complexas na saúde. Pois há uma concorrência natural entre corpo médico, enfermagem e administração”.

No entanto, é o comprometimento o maior desafio desses CEOs. “Antes acreditava que vinha da integridade e identidade entre líder e colaborador, mas não basta. As pessoas e organizações dependem de ações”.

Meios

A fim de exemplificar aos participantes do forum como obter a adesão dos stakeholders em suas ações, dentro da perspectiva de Liderança Globalmente Responsável (LGR), Cabrera aprofundou-se nas quatro dimensões do conceito de sustentabilidade e afirmou que está ligado ao crescimento das pessoas, mencionando a escritora Gro Harlem Brundtland, autora de “Nosso futuro comum”, de 1987. “Ser sustentável é suprir as necessidades das gerações presentes sem afetar o meio ambiente futuro”.

Os componentes são: foco em resultados financeiros e sociais, promoção de ações socialmente corretas para o crescimento das pessoas geram comprometimento e colaboração, usar os valores como bússolas na tomada de decisões e cuidar do meio ambiente. “Todas as suas ações e de sua empresa o impactam. Por isso, tenha um modelo mental global. A liderança é um ato inteligente, maduro, solidário e gratificante”, alertou o professor Cabrera.

O detalhamento de cada ponto incluiu o perfil desse líder que, sabe ouvir ativamente, é íntegro, ensina, elogia e sabe perdoar. “Elogiar é uma manifestação de reconhecimento e generosidade. Perdoar não é simplemente esquecer, é orientar a pessoa, pois o exercício de liderança é um exercício da convivência e, antes de tudo, de atitude”, frisou.

Por fim, Cabrera salientou que não se pode zerar em nenhum desses aspectos da Liderança Globalmente Responsável. “Cuide de sua biografia para se seja diferenciada e você tenha orgulho do líder que é”, finalizou o keynote speaker, respondendo a pergunta-tema deste ano do Saúde Business Forum: Você tem orgulho do líder que é?
Fonte:saudeweb23/09/2011

23 setembro 2011



0 comentários: