02 setembro 2011

LG vai brigar com Philips e GE em equipamentos de saúde

Em Seul, executivo da LG comenta que boas oportunidades de compra poderão surgir em áreas diversas e até mesmo no Brasil.

Fusões e aquisições são mais raras na Coreia do Sul que no resto do mundo.

Nesta sexta-feira (2/9), contudo, os executivos da coreana LG Electronics admitiram analisar a possibilidade de compra de companhias da área de saúde, um negócio de alto potencial que cresce de carona no envelhecimento da população mundial.

Na prática, isso significa que a LG poderá concorrer futuramente com a Philips, GE e Siemens, fortes no setor de saúde com seus raio-x, mamógrafos e ressonâncias. Hoje, os grandes rivais da LG em eletrodomésticos são a Americana Whirlpool e a sueca Electrolux.

"O negócio de cuidados com a saúde é atrativo e apresenta um alto potencial de crescimento. A LG avalia aquisições no setor, mas nada foi decidido até o momento", afirmou Lee Young-ha, chefe da unidade de eletrodomésticos para casa da LG, ao jornal Korea Times, em almoço com jornalistas coreanos durante a IFA, maior feira de eletrônicos da Europa que acaba de ter início em Berlim, na Alemanha.

Já em Seul, em entrevista ao Brasil Econômico, Chang-Hoon Chung, vice-presidente de comunicação da LG Corporation, disse que historicamente a LG tem vocação para fusões e aquisições.

Ele disse que novos negócios podem interessar à empresa se tiverem valor a agregar e comentou que boas oportunidades de compra poderão surgir em áreas diversas e até mesmo no Brasil.

O setor de equipamentos médicos é grande e dinâmico no Brasil, mercado que movimentou R$ 7,7 bilhões em 2009, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo).

Nos últimos anos, a Philips chegou a fazer aquisições importantes no Brasil para fortalecer sua posição no país.

No último passado, a Philips arrematou a Tecso, desenvolvedora de softwares para hospitais e laboratórios do Rio de Janeiro. Três anos antes, ela adquiriu a mineira VMI Sistemas Médicos, fabricante de equipamentos de raio-x, e a Dixtal, voltada a produtos de anestesiologia.

Pelo visto, a briga pelo mercado brasileiro de cuidados de saúde poderá ter mais um grande player no páreo, além de Philips, GE e Siemens.

Uma aquisição da LG em qualquer lugar do mundo pode levar a coreana a entrar na disputa por hospitais, laboratórios e centros médicos brasileiros.
Fonte:brasileconomico02/09/2011

02 setembro 2011



0 comentários: