20 setembro 2011

Internet mostra o caminho para atrair investidor

Nova plataforma da americana Gust, antiga Angelsoft, permite cadastro gratuito de empreendedores que procuram capital espalhados por mais de 65 países.

O Angelsoft mudou de nome. Agora sob a alcunha de Gust, a principal plataforma internacional de investidores anjo promete realizar mais desejos dos empreendedores iniciantes.

A mudança na certidão de nascimento da empresa trouxe consigo uma inovação à empresa sediada em Nova York. O site, que reunia investidores anjo e investidoras privadas de capital de risco, as chamadas venture capital, passou a contar com os empreendedores como novos protagonistas.

Agora, a plataforma está aberta também para inscrição de perfis de empresas iniciantes (start ups) em busca de seus anjos.

"A plataforma Gust foi desenvolvida e construída a partir das necessidades apontadas pelo empreendedor e pelo investidor com objetivo de melhorar radicalmente suas oportunidades de sucesso", aponta o diretor presidente da empresa, David S. Rose.

"Integramos ferramentas poderosas de relacionamento com empreendedores, que poderão acessar diretamente a maior comunidade de investidores estabelecidos e organizados."

Segundo Ilana Grossman, vice-presidente de marketing do Gust, o site vem atender a uma demanda de maior independência dos empreendedores na hora de se expor para seus futuros anjos.

"Os empreendedores precisavam de uma forma de aumentar a sua visibilidade frente aos investidores", comenta. "Com um clique, os empreendedores conseguem compartilhar suas informações com toda a plataforma de investidores e também com quem mais quiserem na internet."

O site contém as informações que os investidores podem querer ver sobre a empresa, todas expostas mediante autorização do empreendedor, que conta com um arsenal de ferramentas.

Entre elas, está a possibilidade de identificar quais foram os itens abertos pelos investidores, sinalizando o que despertou ou não o interesse.

"É a primeira vez no mundo que os investidores e empreendedores trabalham no mesmo ecossistema", comemora Ilana que ressalta a posição do Gust neste mercado. "O fato da plataforma estar integrada aos melhores e mais fidedignos investidores do mercado é um diferencial importante."

Números

O Gust reúne anjos e empresas de venture capital em todo o mundo. Espalhado em mais de 65 países, incluindo o Brasil, já contam com o cadastro de 125 mil aspirantes a empresários e o número segue crescendo.

Do outro lado, são mais de 15 associações de investidores, 150 fundos de venture capital, 600 grupos de investidores anjo e cerca de 35 mil investidores anjo individuais.

Atualmente, a plataforma só funciona em inglês mas essa restrição idiomática está com os dias contados. Ilana tem tido a agenda cheia de compromissos em diversas partes do mundo, em busca de novos parceiros.

Já no próximo mês, a plataforma deverá contar com sua versão em mais 11 idiomas, entre eles o Português lusitano.

Embora não informem quais são as metas em números de usuários, Ilana garante não estar "muito preocupada", uma vez que o aumento no número de acessos à página e dos cadastro aumentou violentamente. "Se os acessos continuarem nesse ritmo, a meta será facilmente batida."

A empresa hoje é financiada pelos próprios investidores anjo, que pagam uma mensalidade para se manter na plataforma. O cadastro do empreendedor é totalmente gratuito, com exceção de algumas ferramentas premium que serão cobradas à parte no futuro próximo.

A parceria também vem por parte de companhias com incubadoras de negócios. Exemplo disso é a Microsoft que trabalha com a plataforma no programa BizSpark de empreendedorismo.
Fonte:brasileconomico20/09/2011

20 setembro 2011



0 comentários: