05 setembro 2011

Cultura operacional é desafio ao planejamento estratégico no Brasil

O mercado de TI no Brasil deve crescer 25% neste ano e a taxa de crescimento robusta deve se estender pelos próximos 5 anos, segundo Dagoberto Hajjar, presidente da Advance Consulting, especializada em gestão empresarial. Segundo ele, a receita para o crescimento orgânico está em três itens fundamentais: planejamento, inovação e gestão de pessoas.

Hajjar abriu o ciclo de palestras sobre gestão oferecido pela IT Mídia aos 10 primeiros colocados no ranking Os 50 Canais que mais Crescem no último dia 25 de agosto, com o tema “receitas para crescimento orgânico”. O executivo, que cuidou de importantes fusões no mercado de TI nacional, falou da importância de se construir um planejamento sólido para suportar o crescimento das empresas nas diversas fases de sua trajetória.

“Fora do Brasil, ensina-se business plan desde o berçário e a cultura operacional que predomina no Brasil é um desafio ao empreendedorismo no País”, afirma Hajjar. “Ao contrário disso, nossa cultura nos faz excelentes técnicos, e o cenário nacional reflete muito isso.”

O cenário brasileiro em relação a planejamento é o mesmo há pelo menos cinco anos, segundo recentes levantamentos da Advance. Hajjar apontou que entre as empresas pesquisadas, apenas 50% dizem ter um planejamento estratégico. E dessas, apenas metade tem um planejamento escrito. O restante afirma ter um planejamento “na cabeça” do principal executivo.

Além disso, segundo o executivo da Advance, o mercado nacional de TI vive uma fase de consolidação e o planejamento é a principal estratégia para a valorização dos negócios.

Segundo ele, das 24 mil empresas de produtos e serviços TI existentes no País em 2000, serão apenas 12 mil em 2012. “Não apenas na estratégia de crescimento orgânico, mas também no caso de uma aquisição, o planejamento é fundamental; se uma empresa vai fazer uma aquisição e ela mesma não tem um plano e a empresa-alvo também não tem, a discussão de valor fica sem referência”, complementa Hajjar.
Fonte:itmidia05/09/2011

05 setembro 2011



0 comentários: