19 julho 2011

A Restoque dona das lojas Le Lis Blanc adquire a Foose Cool Jeans por R$ 29,1 milhões

A Restoque, dona da rede de lojas Le Lis Blanc e Bo.Bô, adquiriu a Foose Cool Jeans (FCJ), detentora da marca de jeans John, John Denim, por R$ 29,1 milhões

Sobre a FCJ
A FCJ foi fundada em 2006, é detentora da marca John, John Denim, uma marca brasileira de jeans premium, e desenvolve uma série de produtos únicos jeanswear, com lavagem e design exclusivos. Focada em um público unissex de alto poder aquisitivo, a marca desenvolveu tecnologia única de lavagem de jeans alinhada com as melhores marcas mundiais desse segmento.

Atualmente, a FCJ distribui seus produtos exclusivamente através de lojas multimarcas distribuídas pelo Brasil. A Companhia planeja ampliar a distribuição dos produtos da marca John, John através da abertura de lojas próprias, exclusivamente dedicadas a esta marca. Para isso, projeta a inauguração de, pelo menos, 10 lojas em 2012, com tamanho médio de 300 m2 por loja.

Em função da relevância da marca e qualidade e perfil dos produtos da FCJ, a Companhia elaborou um estudo inicial de localização de lojas e acredita haver potencial para mais de 100 lojas da marca John, John no Brasil. O cronograma e planejamento de abertura destas lojas dependerão de estudos de mercado e discussões internas específicas, o que será informado ao mercado posteriormente.

Sobre a Operação de Aquisição
O valor total da aquisição foi negociado com os vendedores e estabelecido com base em um múltiplo de aproximadamente 8,5 vezes o EBITDA potencial da FCJ para o ano de 2011. Esse valor total é de R$ 29,1 milhões fixos, sendo (i) R$ 6,4 milhões pagos nesta data e (ii) R$ 22,7 milhões a serem pagos ao final do prazo de 3 anos, sem atualização monetária; e de R$ 1,9 milhões condicionais, a serem pagos ao longo dos próximos 3 anos, sujeito a atingimento de determinadas condições previstas no Contrato.

O fundador da marca e atual responsável pelo desenvolvimento de estilo, João Foltran, continuará envolvido na operação do negócio como responsável pela linha de produtos jeans da marca John, John e passou a integrar o programa de opções de compra de ações (stock option plan) da Companhia.

A Companhia está providenciando a contratação de uma empresa especializada para preparar um laudo de avaliação, em relação à FCJ, para apurar (i) o valor do patrimônio líquido, a preços de mercado, e (ii) o valor referido na alínea “c”, inciso II, do artigo 256 da Lei 6.404/76.

Racional da aquisição
A aquisição da FCJ está alinhada com a estratégia da Companhia de foco no crescimento orgânico de seus negócios. Conforme demonstrado pela experiência de crescimento da Companhia através da abertura de novas lojas próprias (adição de 51 lojas próprias da marca Le Lis Blanc desde 2008 e 15 lojas próprias da marca Bo.Bô desde 2009), o crescimento orgânico tem uma relação entre valor investido (capital fixo e circulante) e EBITDA gerado mais favorável que aquela de uma potencial aquisição, resultando em um melhor retorno sobre o capital investido. Desta forma, a Companhia optou pela aquisição de uma marca com uma operação menor, mas com alto potencial de crescimento orgânico através da abertura de lojas próprias, canal atualmente responsável por mais de 90% das vendas da Companhia.

A marca John, John Denim é complementar às marcas atualmente detidas pela Companhia (Le Lis Blanc e Bo.Bô).

A aquisição em nada altera os planos de expansão para as marcas Le Lis Blanc e Bo.Bô, que continuam em curso conforme divulgado anteriormente ao mercado.
Fonte: Le Lis Blanc

19 julho 2011



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