10 julho 2011

Avaliação de novos negócios demanda boas informações sobre a atividade

Erros de planejamento levam negócios ao fracasso e impedem a implantação de projetos viáveis, independentemente de seu tamanho.

Qualquer empreendedor precisa elaborar um bom plano de negócios, cujos pontos principais são o conhecimento do mercado e uma avaliação financeira dos investimentos, mediante o uso de critérios e técnicas que possam indicar a atratividade potencial do projeto e de seus riscos associados.
Isso deve ser aplicado a todo tipo de novo negócio, de uma simples carroça de pipoca a uma grande indústria.

O estudo de viabilidade de um negócio não é simples, visto que há muito risco e incerteza, pois envolve uma variável que não podemos controlar: o futuro. As ferramentas e técnicas para avaliação desses ativos são as mesmas, as diferenças residem na dimensão do projeto, nas características do mercado e no tamanho dos investimentos.

Cabe ressaltar que os planos de negócios não garantirão o sucesso dos projetos, mas, pelo menos, permitirão ao empreendedor conhecer melhor as suas chances de sucesso e não tomar decisões com base em "achologia".

Na prática, empreendedores precisam de boa visão multidisciplinar e noções de previsão de mercado, marketing, planejamento estratégico, contabilidade, economia, tributarismo, informática e finanças. Por isso, boa formação específica é essencial.

Uma vez, li uma definição muito interessante sobre esse tema, que dizia que a arte da avaliação de novos negócios é o uso de informações sobre a atividade e o seu ambiente. E o prêmio vai para os que interpretam esses elementos da maneira mais inteligente e criativa e que têm a conduta e o comprometimento para fazê-los ocorrer.
Fonte:FolhaSP10/07/2011

10 julho 2011



0 comentários: