20 julho 2011

5 empreendedores em série

Os empreendedores em série emendam um negócio no outro e, na maioria das vezes, são bem sucedidos

Pique de atleta para empreender

São Paulo – Os empreendedores em série são aqueles que abrem vários negócios de sucesso ao longo da vida. Eles têm experiências com sucesso e fracasso e tendem a aprender com os dois. Têm ainda garantias de negócios anteriores ou facilidade de conseguir investimentos, o que faz com que tenham habilidade para sustentar o negócio no primeiro ano e empreguem mais gente. Essas são as principais características que explicam o sucesso dessas empresas, de acordo com uma pesquisa feita pela TTI Performance Systems.

Outro dado curioso é a precocidade do desenvolvimento do empreendedorismo. Entre os empresários que criaram vários negócios, 42% garantem que pensaram em abrir uma empresa a partir dos 12 anos e 30% pensam em abrir um novo negócio seis vezes por semana. Confira nas próximas páginas exemplos de empreendedores que não param.

Steve Jobs
Considerado um dos empreendedores mais inovadores de todos os tempos, Jobs é também um empresário inquieto. Na década de 70, quando criou a Apple, junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne, Steve Jobs também trabalhava na criação da NeXT, que foi lançada em 1985. A empresa produzia computadores e foi responsável por boa parte do que é hoje o sistema operacional OS X. A startup foi comprada pela Apple e trouxe Jobs de volta à empresa. Ainda na década de 80, Jobs investiu na Pixar e transformou a empresa em um dos maiores nomes do cinema mundial.

Evan Williams
“Nenhuma lista dos empreendedores mais influentes do mundo está completa sem Evan Williams”, define a revista americana Inc. E não é por menos. Williams ajudou a fundar duas das empresas de internet mais influentes desta época: o Blogger e o Twitter. O serviço de blogs (nome inventado por ele) foi comprado pelo Google, em 2003, e Williams trabalhou no gigante das buscas até 2004. Em 2006, o empreendedor entrou na fundação da Obvious Corp. com Biz Stone e, dois anos depois, a dupla criou o Twitter, que vale hoje quase US$ 4 bilhões. Recentemente, Williams deixou o site de microblog e, provavelmente, já está planejando seu próximo negócio.

Richard Branson
Sir Richard Branson é considerado um dos maiores empreendedores do mundo. O Virgin Group, que ele controla, conta com mais de 400 empresas. Seguindo o modelo dos empreendedores em série, Branson criou seu primeiro negócio aos 16 anos. Sua rede de lojas de discos foi o ponto inicial para a expansão do grupo. Hoje, a Virgin dá nome para uma companhia aérea, uma empresa de telefonia móvel, e até uma empresa de turismo espacial. Entre os planos do magnata, está a criação de uma companhia de novas fontes de combustíveis. Estima-se que as empresas valem mais de US$ 5 bilhões.

Oprah Winfrey
Oprah foi eleita pela revista Forbes uma das 50 mulheres mais influentes do mundo e é um fenômeno no mundo dos negócios e do marketing. Aos 57 anos, Oprah administra um império que leva seu nome. Ela tem revista, site, uma estação de rádio, uma rede de televisão e uma editora de livros. Famosa por mimar os funcionários, Oprah já deu iPads e prêmios em dinheiro à sua equipe no passado.

Jim Clarke
Uma de suas criações mais famosas é a Netscape, pioneira no mercado de navegadores para internet. Jim Clarke é um dos nomes mais expressivos do Vale do Silício e participou da criação de empresas como Silicon Graphics, Netscape, Healtheon, MyCFO e Neoteris. Além disso, suas pesquisas em computação ajudaram no avanço das transmissões em 3D.

Fonte:Exame18/07/2011

20 julho 2011



0 comentários: