20 novembro 2009

Consolidação do setor de planos de saúde


Com a compra da Medial Saúde pela Amil, no mercado de planos de saúde, é dado mais um grande passo no processo de consolidação no setor. Esta aquisição foi a sexta realizada pela Amil nos últimos dois anos. Inclusive, os negócios mais relevantes do setor nos últimos cinco anos foram protagonizados pela Medial, ao comprar a Amesp, e pela Amil, ao adquirir a Amico e a Blue Life. Segundos dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 2,7 mil companhias operavam na área de planos de saúde no começo da década. No 1º semestre/09, esse número foi reduzido para 1.723 empresas.

Após a aquisição, a participação de mercado da Amil em São Paulo passará de 7,9% para 15,1% e no Brasil irá de 6,2% para 10,1%, com um total de 4,2 milhões de beneficiários em planos de saúde e 986 mil beneficiários em planos dentais.

O preço de aquisição das ações a ser pago pela Amil aos acionistas controladores da Medial Saúde foi fixado em R$ 612 milhões. Irá ainda apresentar proposta para adquirir até a totalidade das ações da Medial de titularidade de seus demais acionistas, em igualdade de condições, inclusive preço, àquelas acordadas com os acionistas controladores da Medial Saúde. (TAG ALONG).

As operações possuem potenciais de sinergias nas áreas médico-hospitalares, despesas administrativas, marketing e comerciais.

20 novembro 2009